quarta-feira, 13 de abril de 2011

Páscoa

Santa Ceia
          A Páscoa, do hebraico Pessach, significa passagem. É um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de  Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. A Páscoa judaica, uma das mais importantes festas do calendário judaico, é celebrada por 8 dias, onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.



Durante a Idade Média, a Igreja Católica obrigava seus fiéis a jejuar e a excluir de suas dietas carnes consideradas quentes. O número de dias de abstinência era grande e não ficava restrito somente à Quaresma, o período de 46 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa. O consumo do bacalhau, uma carne fria, era incentivado nesses dias de abstinência. Os portugueses, católicos e amantes do bacalhau, eram os maiores consumidores, e foram os responsáveis por introduzir o hábito no Brasil. Hoje em dia, a abstenção da carne vermelha é um gesto simbólico. É um convite para uma atitude de reflexão e de purificação do corpo onde o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.

Lombo de Bacalhau Gadus Morhua

          A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. Nas antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, observa-se o uso do ovo como presente bastante comum. Em geral, esse tipo de manifestação acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera. Nesse período, muitos desses povos realizavam rituais de adoração para Ostera, a deusa da Primavera. Em suas representações mais comuns, observamos esta deusa pagã representada na figura de uma mulher que observava um coelho saltitante enquanto segurava um ovo nas mãos. Nesta imagem há a conjunção de três símbolos (a mulher, o ovo e o coelho) que reforçavam o ideal de fertilidade comemorado entre os pagãos.

Ostera, Deusa da fertilidade
          
          O ovo de chocolate surgiu com o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano. Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. Depois disso, a energia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação sistematicamente difundido nessa época.

A dica para a Páscoa, além da tradicional bacalhoada, é o CAPELETTI DE BACALHAU GADUS MORHUA com molho de sua preferência. Uma massa leve e muito saborosa, que pode ser "verde", "vermelha" ou tradicional. Encomendas até terça-feira dia 19 de abril. Aproveitem!

Capeletti de Bacalhau congelado e pronto

 

2 comentários:

posts relacionados: