quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Matrinchã assado na folha de bananeira


          O Matrinchã (ou Matrinxã) é um peixe de escamas com corpo alongado, de coloração prateada e nadadeiras alaranjadas, sendo a nadadeira caudal escura. Pertence à família dos salmonídeos e caracídeos, como os dourados, por este motivo, a carne tem a coloração laranja. Os dentes são fortes, multicuspidados dispostos em várias fileiras na maxila superior. Chega a 70 cm de comprimento e 5 Kg de peso. Sua carne, de paladar apurado, é muito consumida nas regiões Centro Oeste e Norte do Pais, pois são encontrados em águas das Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins, nos rios e lagoas a procura de frutinhas, sementes, insetos e pequenos peixes, seus principais alimentos.
        
          Este Matrinchã especificamente veio diretamente de Cuiabá-MT, trazido por Paulo Serio, e só estava esperando uma oportunidade pra ser feito. E não há melhor ocasião do que o encontro de familiares queridos com senso crítico apurado, para degustar esta iguaria. 

          Passemos à receita: a idéia aqui foi temperá-lo com vinho branco, alho, cebola, salsinha, sal, e encher a barriga com cebola e tomate picados e refogados.

           O peixe foi envolto na folha de bananeira e assado na churrasqueira. Durante o processo, a folha de bananeira foi removida e a matrinchã permaneceu na grelha até o couro estar bem dourado.


           Depois de pronto, foi só alegria! Um pedaço do lombo + um pedaço da ventrecha com o refogado de tomate + cebola e uma farofinha de azeitonas para acompanhar, hummm... não comi nem sobremesa!!


          Matrinchã (ou Matrinxã) assado na churrasqueira, no forno, na grelha, não importa, de qualquer forma é muuuito bom. Leve e saborosíssimo!! 

          Aguardem novidades , em breve, diretamente do cafofo do Chef!
          Boa semana!
          Andrea 


           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

posts relacionados: