quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval: curiosidade

          Remexendo algumas revistas antigas, encontrei uma matéria muito bem escrita por Carlos Cabral sobre rótulos de vinhos do Porto, e achei interessante compartilhar aqui com vocês algumas informações. A revista é GULA de dezembro de 1995!

          "Conhecido desde o século XVII, o Porto tem uma história à altura de sua condição de grande vinho. Boa parte dessa trajetória pode ser reconstituída através dos rótulos que decoraram as incontáveis garrafas nas quais tem sido entronizado nas adegas do mundo. As mais antigas estampas são litografias impressas manualmente, muitas vezes dotadas de requintados relevos. Na época das grandes feiras industriais na Europa, a pedido dos importadores, muitos vinhos homenageavam personalidades, fatos ou efemérides importantes. Era comum o Porto ter o nome de um rei, de um santo ou mesmo de algum parente de comprador (prática esta proibida hoje em dia)."

          A seguir, duas amostras de famosos rótulos de Porto daquela época.

Rótulo "Carnaval"


  

























                    Criado exclusivamente para o Brasil, no inicio do século, em homenagem à maior festa popular do país. Na época, foi criticado por alguns setores da Igreja, que acharam "indecente" a mulher com a perna direita levantada e tendo o copo de vinho na mão erguida.
                     Imaginem se a Igreja visse a Globeleza de hoje, totalmente "nua", sambando em rede nacional!!

Rótulo "Tentação"
           Três mulheres conterjam um fauno (Deus romano que protegia os pastores e os rebanhos), oferecendo-lhe copos de vinho. Este rótulo, concebido na virada do século, faz parte de uma série maliciosa da Adriano Ramos Pinto, uma casa bastante conhecida e admirada no Brasil como produtora de Porto.

          De qualquer forma, achei interessante a informação! Enjoy!
          Faltam 2...

         
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

posts relacionados: